ÁREA CLASSIFICADA

triângulo de fogo - áreas explosivasPara haver combustão, bastam 3 elementos: uma substância inflamável, oxigênio e uma fonte de ignição.
Na indústria, muitos ambientes contêm líquidos inflamáveis, gases, vapores, poeira ou outros materiais combustíveis suspensos no ar, que podem tornar a área potencialmente explosiva, visto que faíscas ou elevadas temperaturas dos dispositivos eletrônicos podem inflamar esses materiais. Esses locais devem ser conhecidos pela empresa industriária, e na planta fabril são chamadas de "áreas classificadas".
 

As áreas classificadas são definidas por normas legais e apresentam três diferentes graus de risco e zonas onde ocorrem:

Grau contínuo (zonas 0): Riscos constantes ou por longos períodos.

Grau primário (zonas 1): Riscos sazonais em condições normais de trabalho.

Grau secundário (zonas 2): Risco em condições atípicas e por curtos períodos.


Equipamentos "à prova de explosão": 
Quando se diz que um equipamento é "à prova de explosão", significa que, caso ocorra algum problema no circuito eletrônico dele que possa gerar uma faísca, o próprio equipamento será capaz de conter essa faísca dentro dele, não deixando que ela saia, ou que a quantidade de centelhas seja mínima e incapaz de criar uma explosão. Caso a faísca saísse, poderia causar uma explosão em uma zona de risco. Mas como fica contida dentro do próprio equipamento, a explosão não acontece.

Essa contenção é baseada no princípio do confinamento (a faísca fica confinada dentro do equipamento). Porém, a contenção pode ficar prejudicada caso haja no equipamento algum tipo de corrosão. Por isso, além de adquirir produtos "à prova de explosão", é indicado à equipe de manutenção da empresa industrial ficar atenta se o ambiente também for corrosivo.
 


Áreas Explosivas - áreas classificadasO portfólio da Spheric oferece a seus clientes soluções seguras em sensoriamento e iluminação indicativa para serem utilizadas em zonas 0, 1 e 2, tanto para gás, quanto para partículas sólidas, além de interfaces para todos os tipos de sensores, através de suas marcas carro-chefe Banner e Turck.


Entre em contato com nossos especialistas para saber quais produtos seguros são os ideais para a sua instalação: especialistas@spheric.com.br / 51 981254449.

NOSSOS PARCEIROS

UM GRANDE TIME QUE SOMA FORÇAS E MULTIPLICA RESULTADOS.